segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um Dia

Um dia

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

"Inteligente, engraçado, sagaz e, por vezes, insuportavelmente triste" The Times.
"Provavelmente o melhor livro do ano" Harriet Evans, The Guardian. 
"Não posso imaginar alguém que não vá adorar este livro." BBC, Radio Five Line. 
"Uma deliciosa história de amor." Sunday Herald. 
"Fabuloso. Não consegui largar. Brilhante." Fay Ripley. 

Mesmo com esses elogios acima, e acredite, duas páginas inteiras (que não deu pra colocar aqui, mas posso tirar uma foto depois) de elogios de pessoas com grande importância e de todo o mundo, consegue, em mínima parte, descrever como é este livro. 
Eu andei muito decepcionada com os últimos livros que li, mas acho que a palavra decepção nunca será agregada a Um dia
Ey só sei que, sempre lembrarei de uma frase que foi dita incontáveis vezes no livros "Em e Dex, Dex e Em".
Para começar esta "resenha", eu posso finalmente dizer que gostei da personagem feminina principal. Acho que todos estão cansados de ouvir, que eu odiei, as personagens principais de romance dos livros que li. Elas são sempre tão irritantes, pelo menos para mim, e às vezes (não raramente) eu tenho vontade de dar umas boas bofetadas nela. Eu não sei o que está acontecendo com os livros adolescentes de hoje, sempre tão previsíveis, e tão irritantes. Mas voltando ao ponto principal. Com Emma é diferente. Eu achei ela tão linda, fofa, romântica, madura, intelectual, engraçada, não é cheia de perspectivas ridículas, não se acha, tem objetivos, ideais e principalmente, tem personalidade.  
Eu me identifiquei amo máximo com ela, não porque eu tenha essas qualidades acima, claro que não, mas por ter vezes na qual, eu teria feito exatamente o que ela fez. Ou falado, pensado, agido de forma igual. Eu posso dizer que literalmente entrei na história. Eu simplesmente lia sem a percepção do tempo. Eu viajava, ia onde eles iam, como se saísse de mim. Eu não estava mais lá, eu simplesmente entrava no livro, esquecia tudo o que estava ao meu redor, para viver o que eles viviam...
Dex e Em, se conheceram, quando se formaram. E a partir daí a vida deles muda completamente. Eles, praticamente "crescem" juntos, a partir do momento de encontro. Eles passam por tudo: encontros, desencontros, despedidas, nostalgia, demissões, amor, amizade, inveja, confidências, anos sem se ver, cartas intermináveis, paixão... Tudo. 
A história passa por uma trajetória mostrando a vida deles do começo ao fim. Com datas em todos os capítulos, desde jovens até a meia-idade. 
Eles se apaixonam, se decepcionam, e viram amigos. Amigos não... Melhores amigos. Mas o amor que um sente pelo outro nunca deixou, e nunca deixa de existir. Os desencontros, e as tentativas, falhas, de ficar juntos, é irritavelmente tristes. Dex e Em são totalmente diferentes. Dex, sempre bonito, parecendo galã de cinema, bebe o tempo todo, passa suas noites em clubes de striptease e baladas aglomeradas de gente rica jovem e bonita. Namora o tempo todo, cada hora com uma menina diferente, transa sem compromisso, é bem egoísta, fica rico trabalhando na televisão, não pensa em outras pessoas, apenas se importa com ele mesmo. Seu lema era mais ou menos: "Fazer o que tenho vontade de fazer, na hora que eu quiser, e dane-se o mundo." O que me deixou realmente irritada, foi que ele sempre amou Emma. ninguém superava ela, ela era simplesmente incrível para ele, mas ele preferiu se comportar como um adolescente rebelde, no auge da sua vida, e transar sem compromisso do que correr atrás de seu verdadeiro amor. 
Emma por outro lado, não bebia, não fumava, lia muito, transbordava simpatia, era ligada no o que acontece no mundo, se preocupando com a preservação da natureza, e protestos. Seu lema era mais ou menos: " Fazer a diferença. ão mudar o mundo, mas pelo menos um pouco ao seu redor." As aventuras dos dois não posso contar, afinal, acabaria com a graça de ler o livro, mas eu posso dizer que me diverti muito.dei muitas risadas, com os diálogos maravilhosos de Em e Dex, que na minha opinião foram os melhores. Uma mistura de tudo. Eu ri, chorei é verdade rs) e Amei *-* 
Um livro excepcionalmente brilhante. E eu não gostei... Eu amei. Entrou para os meus favoritos, que está bem exigente nos últimos anos.KKK Inesquecível. Concordo com todos os elogios, com certeza foi e é o melhor romance do ano. Pelo menos até agora. 
Se você leu a resenha até o fim, Parabéns. Sério. Acho que desta vez foi inevitável. Inevitável não, necessário. 
É isso, espero que gostem. Nem preciso falar que indico ou falar pra vocês lerem. É perda de tempo né? 


Obs: Gostaria de ter tirado uma foto com ele,(como na resenha de "Escuridão") e das páginas criativas, mas desta vez não deu. :/ 


Luana Espindola

4 comentários: