sábado, 28 de maio de 2011

Escuridão

Livro: Escuridão
Autor: Elena P. Melodia


Alma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno...antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?




Alma,  passou por um acidente, na qual suas duas amigas morreram, e ela por um milagre, continuou viva, e sem nem um arranhão. Mas, como consequência ela tem pesadelos, e dores de cabeça terríveis. O livro, como o próprio título já diz, não esclarece nada, e te deixa cheia de dúvidas, milhões de mistérios, até a última página, e dúvido que o próximo livro também ajude, acho que apenas no livro"Luz" e por ser o último guardará tudo para o final.
Alma, em um dia chuvoso, passa por uma papelaria, e se encanta por um caderno roxo, que desperta sua atenção, e ainda mais que ela tem fascínio pela cor. A partir daí, um dia ela acorda, e vê que o caderno está jogado no chão, e quando ela abre, coisas macabras estão escritas com sua própria letra. No começo ela não dá a mínima, acha que apenas ficou sonâmbula, até que, dias depois, ela compra um jornal, e a notícia é a mesma que estava em seu caderno.
Alma, em geral, prevê ou se preferir tem premonições de coisas horríveis que conforme a história acontece na cidade. Outro ponto, na qual, nem eu posso dizer se é positivo ou negativo, é que todos os personagens envolvidos com ela, amigos, família, colegas... Todos; acabam enfrentando problemas e acontecendo coisas ruins com eles de forma geral. Nenhum personagem escapa, todos acabam, se "ferrando" no final. Mas, isso é uma amostra, uma forma de representar, que a EX-vida perfeita de Alma, se desmorona.
Alma, (a personagem principal) tem uma personalidade muito forte, que te deixa muito confusa em relação ao o que ela realmente é. No começo, eu (honestamente) odiei ela, e já estava desapontada, com o livro... Afinal, se não gostarmos da personagem principal, que estará narrando tudo, do o que e de quem gostaremos, certo? Enfim, no começo não gostei dela, ela se mostra totalmente metida, convencida, inatingível, anti-sociável, que não demonstra sentimentos e irreversívelmente fria. Eu sei, cada personagem tem uma personalidade forte afinal, se não fosse assim não seria a personagem principal... Mas ela se comunicava, de forma superior aos outros, como se ela fosse boa demais para qualquer um. Mas, conforme fui lendo, fui entendendo tudo. Alma, é assim por vários motivos, e porque ela passa a imagem de uma pessoa intocável, forte, por meios de sobrevivência. Mas a maneira de como a personagem se mostra como "Eu-sou-o-máximo" é extremamente irritante.
Um ponto positivo, foi que, os personagens não foram divididos de forma egocêntrica. Cada personagem, tem uma participação extremamente relevante no livro, cheio de histórias, mistérios e principalmente e mais importante, dúvidas. Logo no começo, conhecemos sua família: A mãe, que é cheia de amores, e gostei muito da participação dela; A irmã, pequena, que ficou muda depois de presenciar a morte de seu pai; E seu irmão, problemático e estranho. A irmã dela é muito destacada no livro, por ser tão meiga, dócil, e acho que a única que Alma preza tanto, e ama de uma forma totalmente incondicional. Eu me apaixonei por ela.
Sua vida, passa por uma rotina transmutável. Até que ela conhece, Morgan... Não, não julguem Morgan. Esse é um livro de ficção/terror, onde não ocorre os ridículos casos  em que um menininho perfeito aparece no livro e tudo muda seu rumo. Não, como eu disse, não julguem. Morgan, é claro, é um personagem na qual Alma se interessa. O que pra ela, mesmo sendo a "tal" é totalmente dificil de se apaixonar, e tenta de todo o jeito não fazê-lo, mas a sua fortaleza de frieza e seriedade parece desaparecer quando está perto dele. Eu adorei o Morgan, ele é um personagem de poucas palavras, que parte mais para a ação. Ele é super misterioso, aparece poucas vezes no livro, e te deixa deslocada, sem toda aquela mesmice e blábláblá dos livros da atualidade. O livro começa e termina cheio de dúvidas e eventos sobrenaturais e macabros.
Escuridão te deixa com um quê de quero mais.
Eu lendo o livro na rede *-* 
Bem , por hoje é só. Espero que gostem, e vai depender de cada um, gostar ou não do livro com personalidades fortíssimas que ou gosta ou não gosta logo de cara.
Sei que estou devendo, o post sobre maquiagem, eu vi o voto de todos vocês. *-*  É que eu não tenho tido tempo, mas prometo que o farei.



Luana Espindola

4 comentários: